E-MAIL SECURITY - Como criar regras de filtragem no Webmail

  1.  Primeiro acesse o Webmail de sua conta


  2. Uma vez logado na conta da qual deseje criar a regra, vá no menu Opções (na engrenagem) e depois clique em Filtragem de Conteúdo.



  3. Será aberto a tela para criação da regra de filtragem dos e-mails, lá clique em Novo



  4. Na tela seguinte serão aberto 3 quadrantes para edição da regra, o primeiro é o Geral onde há as opções de:

    - Nome: Que será o nome da regra exibida na listagem de suas já regras, para melhor identificar cada uma
    - Tipo de Correspondência:  Neste campo você pode definir:

     TODAS as condições devem ser cumpridas: Selecionando esta opção você obriga que todas as condições que serão configuradas na regra devem ser atingidas para que a mensagem seja filtrada.

    QUALQUER UMA as condições devem ser cumpridas: Selecionando esta opção  pelo menos uma das condições estabelecidas na regra precisam ser atingidas para a mensagem ser filtradas.



  5. No passos seguinte no quadrante Condições você deve definir as condições de filtragem, basta clica em + nova condição para ver a opções.

    Lembrando que há inúmeras formas de configurar as condições para que a filtragem ocorra da forma que deseja, portanto não há uma regra para elas. Abaixo há somente alguma dicas e informações do que cada opção faz para auxiliar na configuração :

    - Remetente
    Selecionando esta opção você indica que quer filtragem das mensagens de um remetente, nela você pode ainda selecionar se é de um endereço de e-mail especifico ou de um domínio especifico (todos os endereço de e-mail daquele domínio). Esta opção normalmente é utilizada para quando você sabe de qual endereço/domínio vem as mensagens que deseja filtrar.

    - Contém palavra ou frase especifica
    Este tipo de filtragem normalmente é utilizado para quando a mensagem da qual você deseja filtrar não possui um remetente/domínio fixo de envio, ou se desejar filtrar mensagens com um conteúdo/frases especificas.

    Sendo assim você pode configurar a filtragem por assunto, corpo ou qualquer informação contida na mensagem.

    - Endereço Para
    Este tipo de condição é normalmente utilizado para filtrar mensagem que não são diretamente enviada para seu endereço, ou seja, para mensagem que você sempre está em cópia por exemplo. Através dele você conseguirá a filtragem das mensagens para o local que deseja.

    - Anexos
    Esta opção filtra mensagens que possuem anexos, podendo filtrá-los pelo nome do anexo, extensão ou tamanho específicos dele de acordo com a condição assinalada.

    - Outro
    Apesar de possuir esta condição ela será raramente utilizada, pois ela permite a filtragem de mensagens com especificidades únicas, como por exemplo. Mensagens que possam vir de um IP especifico, De um tamanho menor ou maior que o especificado e etc.




  6. Uma vez selecionada a(s) condição(s) e preenchida o parâmetro de filtragem correspondente a ela. Será necessário fazer a configuração do ultimo passo que é a Ação. Basta clicar no campo + Nova Ação para definir o que deseja fazer com as mensagens que atenderem as condições de filtragem configuradas acima: