Dicas de solução de problemas para Área de trabalho de equipe

 A área de trabalho de equipe é o serviço de conferência de áudio e vídeo, que integra também chat e file sharing em um único ambiente. Ela utiliza a comunicações em tempo real na Web (web real-time communications), ou WebRTC, uma especificação de código que permite a comunicação de voz e vídeo usando apenas um navegador da Web, sem necessidade de instalação de softwares, o que facilita bastante o acesso por parte de seus usuários.

Na maioria dos casos não ocorre nenhum problema para iniciar e usar a área de trabalho de equipe para conferências. No entanto, podem haver problemas ocasionais que não estão diretamente ligados com falha da ferramenta. Esses problemas podem incluir por exemplo:

- Vídeo que não funciona para alguns participantes
-  A capacidade do participante de se ver, mas de outros não o ver
- Ouvir os participantes, mas não os ver no vídeo, dentre outras situações que podem ocorrer.

Portanto abaixo está listado algumas etapas e dicas de solução de problemas que podem ajudar a resolver esses casos.

  1. Verifique se está acessando por um link protegido com SSL / TLS. 
    Certas partes da estrutura WebRTC requerem uma conexão segura, portanto, não utilizar no acesso o endereço protegido com um certificado SSL pode causar problemas.

  2. Verifique se os navegadores em uso suportam o WebRTC. 
    Nem todos os navegadores oferecem suporte ao WebRTC, e as versões mais antigas dos navegadores suportados também podem ter problemas. O site WebRTC oferece uma página de teste que pode verificar o suporte ao navegador, webcam e microfone, basta fazer o teste. Porém indicamos que sempre utilizem um navegador atualizado.

  3. Verifique se um firewall não está bloqueando a conexão. 
    O WebRTC usa conexões ponto a ponto para oferecer a parte de áudio e vídeo da Área de trabalho de equipe. Portanto, é possível que o firewall de um usuário esteja bloqueando essas conexões.

  4. Tente desativar o antivírus/segurança ou anti-malware local.
    Alguns usuários podem ter um software de segurança instalado em suas máquinas ou extensões de navegadores que pode interferir nas conexões WebRTC. Desabilitá-los temporariamente permitirá as conexões e alterações permanentes podem ser adicionadas posteriormente em seu ambiente para permitir a utilização da ferramenta.

  5. Permissões de acesso ao microfone e vídeo
    Em alguns casos ao acessar a Área de trabalho de equipe será exibido um pop-up em seu navegador solicitando as permissões de acesso necessárias da ferramenta, é aconselhado que permita todas elas para que o funcionamento seja conforme o esperado.

Se as dicas acima não resolverem os problemas, entre em contato com nossa equipe pelo suporte@webplus.com.br