A área de trabalho de equipe é o serviço de conferência de áudio e vídeo, que integra também chat e file sharing em um único ambiente. Ela utiliza a comunicações em tempo real na Web (web real-time communications), ou WebRTC, uma especificação de código que permite a comunicação de voz e vídeo usando apenas um navegador da Web, sem necessidade de instalação de softwares, o que facilita bastante o acesso por parte de seus usuários.
Na maioria dos casos não ocorre nenhum problema para iniciar e usar a área de trabalho de equipe para conferências. No entanto, podem haver problemas ocasionais que não estão diretamente ligados com falha da ferramenta. Esses problemas podem incluir por exemplo:
- Vídeo que não funciona para alguns participantes
- A capacidade do participante de se ver, mas de outros não o ver
- Ouvir os participantes, mas não os ver no vídeo, dentre outras situações que podem ocorrer.
Portanto abaixo está listado algumas etapas e dicas de solução de problemas que podem ajudar a resolver esses casos.
- Verifique se está acessando por um link protegido com SSL / TLS.
Certas partes da estrutura WebRTC requerem uma conexão segura, portanto, não utilizar no acesso o endereço protegido com um certificado SSL pode causar problemas.
- Verifique se os navegadores em uso suportam o WebRTC.
Nem todos os navegadores oferecem suporte ao WebRTC, e as versões mais antigas dos navegadores suportados também podem ter problemas. O site WebRTC oferece uma página de teste que pode verificar o suporte ao navegador, webcam e microfone, basta fazer o teste. Porém indicamos que sempre utilizem um navegador atualizado.
- Verifique se um firewall não está bloqueando a conexão.
O WebRTC usa conexões ponto a ponto para oferecer a parte de áudio e vídeo da Área de trabalho de equipe. Portanto, é possível que o firewall de um usuário esteja bloqueando essas conexões.
- Tente desativar o antivírus/segurança ou anti-malware local.
Alguns usuários podem ter um software de segurança instalado em suas máquinas ou extensões de navegadores que pode interferir nas conexões WebRTC. Desabilitá-los temporariamente permitirá as conexões e alterações permanentes podem ser adicionadas posteriormente em seu ambiente para permitir a utilização da ferramenta.
- Permissões de acesso ao microfone e vídeo
Em alguns casos ao acessar a Área de trabalho de equipe será exibido um pop-up em seu navegador solicitando as permissões de acesso necessárias da ferramenta, é aconselhado que permita todas elas para que o funcionamento seja conforme o esperado.
Article ID: 547, Created: 6/15/2020 at 3:03 PM, Modified: 6/15/2020 at 3:12 PM