Como utilizar o Archiving

IMPORTANTE: Este manual é recomendado apenas para cliente que possuem a funcionalidade do Archiving habilitada em seu antispam.

  1. Acesse https://painel.webplus.com.br
  2. Digite e-mail e senha.
  3. Clique em Entrar.
  4. No menu esquerdo, clique em Serviços > E-mail.

    OBS: Caso tenha apenas um único serviço de e-mail ao clicar no produto E-mail será exibido a listagem das contas diretamente.


     
  5. Se você possuir mais de um serviço de e-mail neste cadastro, será exibida a tela abaixo onde eles são descritos, basta clicar sobre no botão GerenciarAo final da linha do domínio do qual deseja gerenciar.



  6.  Na tela seguinte vá no menu Antispam


  7. Será na tela seguindo localize o botão Acessar Antispam e clique nele para ser direcionado ao Painel de Controle do Antispam

     
  8.  Na tela seguinte será exibo o Painel Antispam, no menu esquerdo localize o quadrante "Arquivamento":
     
    Neste quadrante há os submenus:

    - Pesquisar - Entrada: Neste campo será exibida a listagem de todos os e-mails recebidos e que estão arquivados. Lembrando apenas comunicações externas são arquivadas e que recebimentos locais, ou seja, entre endereço do mesmo servidor/domínio não são arquivados nesta regra, pois por serem entregas locais não passam pelo antispam.

    - Pesquisar - Saída:  Neste campo será exibida a listagem de todos os e-mails enviados de seu domínio e que estão arquivados. Lembrando apenas será arquivados os e-mails enviados caso o Outgoing Mail esteja ativo no seu domínio.

    Um teste simples para validar se está ou não ativo é acessando o campo do "Pesquisar Saída", caso tenha conteúdo sendo listado nele indica que está ativo e funcionando o arquivamento de envios.

    - Configurações: 
    Este campo é para alterar as configuração do arquivamento, sugerimos não fazer nenhuma alteração nele pois pode causar problemas no funcioamento dos serviços.  Caso o usuário deseje executar alguma alteração neste local, ele estará assumindo os riscos da alteração, isentando qualquer responsabilidade ao provedor do sistema.

    - Status: 
    Este campo é uma visão geral das configurações do serviço.

    - Exportar: Aqui você pode exportar mensagens arquivadas de um intervalo de datas específico. Todos os e-mails arquivados desse período serão baixados como arquivos individuais no formato.eml em um arquivo zip para consulta


    Funções básicas no arquivamento

    Quando arquivamos as mensagem elas são separadas em dois submenus no Painel Antispam, são eles  "Pesquisa de Entrada" e "Pesquisa de Saída". Ao acessar qualquer um deles é exibido uma listagem dos e-mails que foram arquivados, na entrada ou saída respectivamente.

    Porém o que é possivel fazer com estas mensagens? Basicamente ao selecionar a mensagem e clicar nas opçãoes ao lado da seleção há inumeras ações, porém há 2 opções para o Archiving que são as mais importantes e basicas conforme abaixo::

     1-  Reenviar Mensagem Arquivada: Nesta opção há uma diferença para quando a mensagem é recebida ou é enviada:

          - Reenviar Mensagem Arquivada em Pesquisa de Entrada: Selecionando esta ação a mensagem recebida em questão será reenviada a caixa de entrada do seu respectivo destinatário no seu domínio. Esta opção pode ser utilizada caso um usuário tenha apagado uma mensagem X e ela esteja ainda disponivel no archiving, fazendo esta ação ela será reenviada a caixa de entrada do usuário sendo exibida como se tivesse sido recebida naquele momento, mesmo que tenha sido enviada meses antes.

          - Reenviar Mensagem Arquivada em Pesquisa de Saída:   Selecionando esta ação a mensagem em questão que foi envida a um endereço externo será reenviada a caixa ao destinatário. Esta opção pode ser utilizada caso um usuário tenha enviado e depois apagado uma mensagem X da caixa de enviados. Se ela ainda estiver disponivel no archiving, fazendo esta ação ela será reenviada ao endereço do destinatário. Lembrando que ela não será exibida novamente na caixa de saída do remetentes, apenas será enviada novamente ao destinatário.

    2- Baixa Mensagem Arquivada:
    A mensagem em questão será baixa no formato.eml em um arquivo zip para consulta na máquina do usuário. Este arquivo pode ser aberto em qualquer leitor ou editor de texto (em formato crú, apenas texto para visualização)